SOBRE O CURSO
O Curso de Administração foi estruturado para atender às expectativas organizacionais, regionais e locais, no que diz respeito à formação de um Administrador competente, atualizado, crítico e inovador, voltado ao atendimento das necessidades de uma sociedade em constante mutação. O processo de ensino aprendizagem baseia-se em conteúdos atualizados, articulados com a história e a realidade, fazendo com que o ensinamento teórico seja uma parte do processo de ensino e que a prática, através de estágios, leve o aluno a empreender. Este processo de ensino-aprendizagem tem por objetivo despertar e motivar o aluno a ser um agente transformador, renunciando o imediatismo e incentivando a visão estratégica e empreendedora, de longo prazo.
Os Administradores trabalham em organizações públicas e privadas, em diferentes áreas funcionais, de grandes e pequenos negócios, compreendendo diversos setores, tais como: industriais, agroindustriais, comerciais, financeiros, de serviços, hospitalares, escolares, governamentais. O profissional de administração tem responsabilidade pelo planejamento, organização, direção e controle de empresas, procurando alocar, racionalmente, os recursos disponíveis, para atingir os objetivos e resultados pré-estabelecidos na gestão empresarial. Para desenvolver uma Administração eficiente e eficaz, o profissional deve ter espírito empreendedor, capacidade de comunicação, criatividade, liderança, domínio das ferramentas de informática e idiomas, bem como saber trabalhar em equipes multidisciplinares.
O mercado de trabalho do Administrador é extremamente amplo. No setor primário, poderá atuar na Administração de propriedades rurais. No setor secundário, na administração de empresas industriais e, no setor terciário, poderá atuar na administração de serviços, em empresas comerciais em geral, hotéis, turismo, imóveis, condomínios, cooperativas, factoring, consórcios, escolas, universidades, hospitais e bancos. Algumas das áreas acima necessitam de habilitação específica, pela complexidade da atividade. Assim, os cursos de Administração contemplam o que é básico para o Administrador: o desenvolvimento de habilidades técnicas, que são específicas da área de atuação, as habilidades interpessoais e de comunicação, como também as habilidades conceituais e de decisão.
COORDENADOR
Roberto Schuster Ajala
Mestre em Gestão Estratégica de Organizações (2014), pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Pós Graduado em Gestão em Agronegócio(2008), pela URI. Possui graduação em Administração de Empresas (2006), pela URI. Professor Coordenador do Curso de Administração de Empresas e Professor do Curso de Ciências Contábeis - URI unidade de Cerro Largo.
Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral da Administração, Empreendedorismo, Agronegócio, Comércio Exterior, Administração de Serviços, Administração de Materiais, Redes de Empresas e Comportamento Organizacional.
CORPO DOCENTE
Fábio Germano Nedel – Currículo Lattes – Clique Aqui
José Carlos Scherer – Currículo Lattes – Clique Aqui
Lucas Seffrin Zorzo – Currículo Lattes – Clique Aqui
Mauricio da Silva Pinto – Currículo Lattes – Clique Aqui
Raquel Duzsinski Borghetti – Currículo Lattes – Clique Aqui
Roberto Schuster Ajala – Currículo Lattes – Clique Aqui
Tiago Griebeler da Silva – Currículo Lattes – Clique Aqui
NDE | NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
– Prof. Me. Julci Steffano Becker