O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, promovendo a melhoria da qualidade de educação, responsabilidade social, orientando a expansão da oferta e identificando valores da Instituição (INEP, 2015).
Tal sistema integra a chamada “AUTOAVALIAÇÃO” nas Instituições que é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) interna de cada unidade, onde são delegadas as funções de organizar e articular o processo interno de avaliação, disponibilizando as informações ao público interessado.
A CPA da URI Cerro Largo conta, na sua composição, de representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e, também, da sociedade civil organizada.
Integrantes da CPA
Rep. Docente: Edson Bolzan
Rep. Docente: Raquel Borghetti
Rep. Sociedade Civil: Janete Schoffen
Rep. Sociedade Civil: Anacleto Bertagnoli
Rep. Téc. Adm.:
Rep. Discente: Keli Soares
Rep. Discente: Rodrigo Sacks
Os principais componentes que integram o sistema de avaliações do MEC são: as avaliações institucionais, avaliação dos cursos e a dos estudantes, servindo como subsídio para o credenciamento ou recredenciamento da IES, autorização ou renovação e reconhecimento dos cursos.