No dia 19 de novembro, os acadêmicos do oitavo semestre do curso de Direito da URI Cerro Largo realizaram o tradicional Júri Simulado, sob orientação dos professores Charlene Dewes Dornelles e Murilo Manzoni Boff, requisito da disciplina de Prática em Processo Penal.Os fatos do caso envolviam a acusação de que o réu, Jurandir Machado (Matheus da Silva), teria tentado matar Bartolomeu da Silva (Renan Bratz) por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, após um desentendimento no local da Whiskeria da Alemoa, de propriedade de Rúbia Pinto (Larissa Kessler). Na ocasião, a vítima foi alvejada por sete tiros e somente sobreviveu por circunstâncias alheias à vontade do acusado.
O plenário foi presidido pelo juiz Francisco de Melo (Kauã Gottardo), auxiliado pelo oficial de justiça Ricardo Vargas (Diego Stangherlin). A acusação foi promovida pelo promotor de justiça Sebastião Cortez (Thiago Damke), e a defesa ficou a cargo da advogada Stéfani Bittencourt (Iasmyn Bobrzyk).
Na instrução em plenário, foram ouvidas, como testemunhas de acusação, as policiais militar e civil Geisy Araújo (Kelly Borba) e Dalva Becker (Maria Lock), bem como a proprietária do estabelecimento onde ocorreram os fatos. A defesa arrolou testemunhas que não presenciaram o ocorrido, mas depuseram sobre a boa conduta do réu, como a irmã de fé Iracema Maria Alves (Raissa Schneider), a dona do CTG Claudete Figueiredo (Vanessa Mumbach) e o ex-patrão Deivisson Lopes (Elton Andrade).
Após o conflituoso embate, os jurados decidiram pela condenação do réu por tentativa de homicídio qualificado, em razão do recurso que dificultou a defesa da vítima, fixando a pena definitiva em 9 anos e 4 meses de reclusão, em regime inicial fechado.
Parabenizamos os alunos pelo empenho e pela dedicação, reforçando a importância da aplicação prática do Direito e o prestígio que possuem enquanto acadêmicos do nosso curso.



