A partir de 2027, os concursos para ingresso na carreira de Soldados da Brigada Militar (BM) no Rio Grande do Sul vão passar a exigir Curso Superior. A medida vai equiparar o nível de exigência de entrada na BM com o que se pede na Polícia Civil (PC) e na Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE).
No caso dos concursos para Soldado da BM, o pré-requisito será de formação superior em qualquer área. O nível de formação já é exigido nos concursos ao cargo de Capitão — primeiro grau da carreira de Oficial. Contudo, neste caso, somente o Diploma no Curso de Direito é aceito.
A mudança representará também aumento salarial, dizem entidades ligadas ao setor. As entidades de classe que representam Praças e Oficiais concordam que a exigência vai qualificar a corporação, e argumentam que a medida representará aumento salarial para a categoria. Por estas razões, têm demandado ao Governo do Estado que antecipe a aplicação já para o próximo Concurso de Soldado da BM.
O último edital para o Cargo de Soldado da BM foi aberto no final de 2021, com 4 mil vagas. Ainda há 1,8 mil aprovados aguardando chamamento, dos quais 400 devem ser convocados até agosto.